terça-feira, 16 de junho de 2009

Novela sem fim

Amigos blogueiros, me desculpem pela demora, mas tenho tido dias bem agitados. Além disso, não venho lendo muitas notícias do nosso muso... Afinal, o assunto da vez é a interminável discussão entre FIA e FOTA. Depois de ler diversas reportagens e discursos de ambos os lados, tirei certas conclusões que resolvi expor. A seguir, a minha opinião...

A Fórmula 1 surgiu para ser a categoria dos melhores. E isso inclui os melhores pilotos, as melhores equipes, as melhores peças, os melhores carros. Por ser uma categoria superior (excluindo turismo, rallis...), a discussão que inclui um teto orçamentário não deveria nem ter começado! Quem está ali é porque tem condições de bancar com os gastos (até porque o que eles recebem de patrocínio não deve ser pouco não...). Estamos diante de uma crise financeira, mas acredito que isso não deve servir de pretexto para destruir uma categoria que possui milhares de fãs espalhados pelo mundo inteiro! O que estão fazendo com a nossa antiga Fórmula 1 não é justo com ninguém: nem com nós fãs, nem com seus pilotos e todos os que estão englobados naquele gigantes circo!
Quanto às diversas mudanças de regulamento que a categoria sofre de uns anos pra cá, acredito que nem todas elas foram benéficas. A intenção de tornar a categoria mais equilibrada é boa, mas deve seguir um parâmetro mais justo para seus competidores. Devemos admitir que a categoria em si é uma competição entre EQUIPES, e não entre pilotos. Aquelas contratam os melhores pilotos para que seus resultados apareçam! Competições entre pilotos existem em outros lugares, nas chamadas categorias de base... Vendo isso, eu acho que não há como padronizar nem equilibrar a competição. Essas medidas estão transformando-a em algo que não podemos caracterizar. Se é para igualar todos e deixar as disputas de igual para igual, igualem os carros! Façam com que apenas os motores sejam diferentes... Essa é uma característica das categorias de base... Estaríamos nos igualando... Mas, sinceramente, acredito ser essa a única forma de tornar a competição equilibrada de maneira justa. Vejam só: implementaram novas regras para a atual temporada na tentativa de trazer mais disputa, e o que está acontecendo? Apenas uma equipe disparada na liderança... Apenas um piloto lutando pelo título... Nada contra o Button, ele sofreu muito e está tendo merecidos dias de glória. Mas isso prova que as inúmeras tentativas foram em vão.
Se eu pudesse falar com o pessoal da FIA, imploraria para que as coisas voltassem a ser como antes, e que as equipes pudessem voltar a criar novas tecnologias (isso é importante para os carros de rua!). Caberia apenas à FIA fiscalizar coerentemente o que poderia ser usado.
Isso aqui em cima é um pedido desesperado! Por favor, não terminem de destruir a nossa querida Fórmula 1! Caso isso aconteça mesmo, torço para que realmente surja uma nova categoria, com os melhores (assim como era a Fórmula 1 antigamente). Tenham certeza, ela terá muito mais interessados (incluindo tanto fãs como patrocinadores) e será um sucesso!
Como fãs, estamos muitos confusos... Os pilotos também não sabem mais de nada... Ninguém sabe! Só espero que tudo se resolva o mais rápido possível... Isso tudo está ofuscando o principal: a competição, os pilotos, as corridas, tudo o que deve se destacar no automobilismo.


É isso, gente... O que vocês estão achando de tudo isso? Concordam com as minhas opiniões? Espero o comentário de vocês...
Beijos!

Um comentário:

  1. Oi Marcela! Olha, eu já estou cansada de tudo isto!! De verdade! Vc escreveu coisas bem interessantes. Totalmente apoiada!

    bjs, Ludy

    ResponderExcluir